Actualidade

Biblioteca de Nuno Pereira doada à Universidade de Macau

A biblioteca de Nuno Fernando Correia Neves Pereira foi doada à Universidade de Macau para a Faculdade de Direito da Universidade de Macau (FDUM). A biblioteca é constituída, numa estimativa preliminar, por cerca de 5 000 títulos. Muitos livros de Direito, mas, também, livros de ciência política, de pintura, poesia e muitos outros, a maioria em língua portuguesa.

A filha e o filho cumpriram a vontade do pai, que também a tinha manifestado, por exemplo, ao professor Manuel Trigo, da Faculdade de Direito da Universidade de Macau, e a vários amigos.

Os filhos foram inexcedíveis em cumprir a vontade do pai tendo, num curto espaço de tempo, transferido os livros para a Universidade. Os professores Manuel Trigo, Gabriel Tong, Director da FDUM, Rui Martins, Vice-Reitor da Universidade, a senhora Lili Zhuang, do Centro de Estudos Jurídicos da FDUM, José Costa, colega e advogado, também colaboraram para que a doação se concretizasse.

No dia 7 de Março de 2025, realizou-se, na Biblioteca da Universidade de Macau, uma cerimónia de aceitação da doação da biblioteca de Nuno Pereira. Participaram na cerimónia Rui Martins, Vice-Reitor da Universidade de Macau, Helen Hong Xu, Bibliotecária da Universidade e os filhos de Nuno Pereira. No discurso de aceitação, Rui Martins salientou a importância da doação, destacou o facto de o Nuno ter sido dos primeiros alunos da FDUM, a ligação que manteve com a mesma enquanto docente durante muito tempo e relembrou o facto de o Nuno Pereira ter sido, como jurista da Direcção dos Serviços de Assuntos de Justiça (DSAJ), o responsável pelo grupo de trabalho que procedeu à revisão dos Estatutos da Universidade.

Helen Hong Xu, bibliotecária da Universidade de Macau, entregou um certificado de reconhecimento, aos filhos de Nuno Pereira, pela doação dos livros.

Estiveram presentes na cerimónia, os professores Manuel Trigo, Teixeira Garcia, Paulo Canelas de Castro, Teresa Lancry, Miguel Quental, José Costa, antigo aluno e advogado, Cindy Lam, Directora do Gabinete de antigos alunos e desenvolvimento, Cheng Chun Wai, Presidente da Comissão da Biblioteca, Raymond Wong, Bibliotecário adjunto, Stephen Lei, Chefe funcional de sistemas bibliotecários e da tecnologia da informação, Priscilla Pun, Chefe funcional da unidade de processos técnicos e outras pessoas.

Numa mesa estavam expostos alguns dos livros doados por Nuno Pereira.

Foi uma cerimónia digna, organizada pela Universidade de Macau, em reconhecimento da doação efectuada pelos filhos de Nuno Pereira.

Nuno Pereira, foi aluno do primeiro Curso de Direito de Macau, iniciado no ano lectivo de 1988/1989, tendo-se licenciado no ano lectivo de 1992/1993, com média elevada. Enquanto estudante, participou na formação da Associação de Estudantes da FDUM, tendo sido eleito, nas primeiras eleições para a Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Macau, realizadas no dia 14 de Dezembro de 1990, vice-presidente da Direcção.

Foi docente, desde 1997, das disciplinas de Direito Penal e Direito e Processo Criminal do Curso de Licenciatura em Direito em Língua Portuguesa na Faculdade de Direito da Universidade de Macau, tendo cessado funções, a seu pedido, de docente a tempo parcial como Professor Auxiliar Convidado, em 5 de Julho de 2023, em relação às aulas práticas de Direito Processual Penal (4.º Ano).

Como jurista trabalhou no Gabinete para a Tradução Jurídica, tendo participado nos trabalhos de apoio jurídico à tradução dos «Grandes Códigos. No ano de 2000 transitou para o quadro de pessoal da Direcção dos Serviços de Assuntos de Justiça. Era considerado um jurista de qualidade.

Nuno Pereira faleceu, subitamente, dia 17 de Fevereiro de 2025, com 62 anos de idade. O velório realizou-se no dia 22 de Fevereiro, na Casa Mortuária Diocesana, com a presença de muitas pessoas. Na cerimónia, estiveram presentes colegas seus, do primeiro Curso de Direito de Macau, iniciado em Dezembro de 1988, Paula Ling, Vong Hin Fai e Marcelo Poon, e muitos outros colegas mais novos, por exemplo, José Costa, Álvaro Rodrigues, Joaquim Adelino, Rui Amaral, Luís Rolo, Taylor Gomes, familiares residentes e amigos. Da Faculdade de Direito da Universidade de Macau estiveram presentes os professores Manuel Trigo, Teixeira Garcia, João Soares e Teresa Lancry. O Director da Faculdade de Direito da Universidade de Macau, Gabriel Tong, enviou uma coroa de flores. Foi, também, enviada uma coroa de flores pelos docentes e amigos da Faculdade de Direito da Universidade de Macau. Cândida Pires e Maria Leonor Esteves, que foram professoras na Faculdade de Direito da Universidade de Macau, enviaram condolências. Também estiveram presentes ex-colegas de Nuno Pereira na DSAJ, onde exerceu funções como jurista, por exemplo, André Cheong, Patrícia Vilela, Cristina Ferreira e José da Costa. Os colegas da DSAJ enviaram coroas de flores.

A Faculdade de Direito da Universidade de Macau emitiu, dia 21 de Fevereiro de 2025, uma nota de pesar sobre o falecimento de Nuno Pereira.

Apesar de ter cessado funções como docente da Faculdade de Direito da Universidade de Macau, Nuno Pereira acompanhava e participava nas iniciativas da Faculdade de Direito da Universidade de Macau. Recentemente, participou no «Seminário sobre a Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia – A Perspectiva Portuguesa», realizado em 21 de Janeiro de 2025, no «Seminário sobre a Guerra de Gaza e o Direito Internacional Humanitário», realizado em 20 de Janeiro de 2025, na aula sobre «Direito Comparado: O que é, para que serve e como funciona?», realizada em dia 25 de Novembro de 2024, e no encontro com um sobrevivente do Holocausto, realizado, pela Faculdade de Letras da Universidade de Macau, em 15 de Janeiro de 2025. Nas conferências e seminários em que participava, no período de perguntas e respostas, colocava sempre questões aos conferencistas.

Nuno Pereira era uma boa pessoa, uma pessoa de convicções, como referiu Dani, seu amigo de longa data. Gostava de pintar, de desporto, praticou várias modalidades, de ler e de dançar. Gostava de Macau e fez muito por isso.

Texto relacionado

Nuno Pereira cessou funções como Professor Auxiliar Convidado a tempo parcial da Faculdade de Direito da Universidade de Macau

Carlos Veiga

7 de Março de 2025

back to top