Actualidade

Rui Martins agraciado com a Medalha da Amizade do Governo da China

Rui Martins, vice-reitor da Universidade de Macau, foi agraciado, dia 30 de Setembro de 2025, com  a Medalha da Amizade do Governo da China. É a condecoração mais elevada atribuída pela República Popular da China a especialistas estrangeiros que se tenham destacado pela contribuição económica e social para o país.

Rui Martins licenciou-se no Instituto Superior Técnico, em 1980. Ingressou na Universidade de Macau em 1992 e cinco anos depois assumiu o cargo de vice-reitor.

É Director do Instituto da Microeletrónica da Universidade de Macau.

No plano da colaboração entre an academia e a indústria, apoiou a criação da empresa Digifluidic, fundada em 2018, situada em Hengqin e foi um dos fundadores da empresa Chipidea Microelectrónica (Macau),fundada em 1977, actualmente Silergy.

Em 2024, foi agraciado com o Prémio de Engenharia Electrotécnica da Ordem dos Engenheiros de Portugal. O prémio distinguiu as suas contribuições para a engenharia electrotécnica e os esforços na ligação entre a academia e a indústria.

No dia 7 de Março de 2025, fez o discurso de aceitação da doação, à Universidade de Macau para a Faculdade de Direito da Universidade de Macau, da biblioteca de Nuno Pereira.

Nuno Pereira, foi aluno do primeiro Curso de Direito de Macau, iniciado no ano lectivo de 1988/1989. Foi docente, desde 1997, das disciplinas de Direito Penal e Direito e Processo Criminal do Curso de Licenciatura em Direito em Língua Portuguesa na Faculdade de Direito da Universidade de Macau, tendo cessado funções, a seu pedido, em 5 de Julho de 2023.

Textos relacionados 

Rui Martins agraciado com o Prémio de Engenharia Electrotécnica da Ordem dos Engenheiros

Biblioteca de Nuno Pereira doada à Universidade de Macau

1 de Outubro de 2025

back to top