Rui Martins, vice-reitor da Universidade de Macau, foi agraciado com o Prémio de Engenharia Electrotécnica da Ordem dos Engenheiros de Portugal, de acordo com uma notícia publicada no jornal Ponto Final, de 16 Setembro de 2024. O prémio distinguiu as suas contribuições para a engenharia electrotécnica e os esforços na ligação entre a academia e a indústria.
Rui Martins licenciou-se no Instituto Superior Técnico, em 1980, onde foi assistente estagiário. Ingressou na Universidade de Macau em 1992 e cinco anos depois assumiu o cargo de vice-reitor.
No plano da colaboração entre an academia e a indústria, apoiou a criação da empresa Digifluidic, fundada em 2018, situada em Hengqin e foi um dos fundadores da empresa Chipidea Microelectrónica (Macau), fundada em 1977, actualmente Silergy.
Rui Martins, Vice-Reitor dos assuntos Globais da Universidade de Macau e Director do Instituto da Microeletrónica, apresentou uma comunicação na Sessão Extraordinária da Classe de Ciências da Academia de Ciências de Lisboa, em 5 de Fevereiro de 2024, intitulada «Tradição Europeia no Ensino Superior e na Investigação em Macau: A afirmação de uma Universidade e a liderança de um Laboratório de Investigação».
Na comunicação, referiu-se à Faculdade de Direito da Universidade de Macau, nomeadamente à publicação da tradução, para a língua chinesa, por antigos alunos da Faculdade, de livros de Direito de professores portugueses.
17 de Setembro de 2024