Actualidade

Faria Costa candidato a Provedor de Justiça

José Francisco de Faria Costa, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi proposto para Provedor de Justiça por indicação do Partido Socialista com a concordância do Partido Social Democrata, os maiores grupos parlamentares da Assembleia da República portuguesa. O titular do cargo deve ser eleito por uma maioria de dois terços dos deputados. A eleição do novo Provedor de Justiça, cargo actualmente ocupado por Alfredo José de Sousa, está marcada para o dia 24 de Julho.

Faria Costa doutorou-se, em 1992, na Faculdade de Direito de Coimbra defendendo a tese «O perigo em direito penal (Contributo para a sua fundamentação e compreensão dogmáticas)» e é membro do Conselho Superior de Magistratura.

O professor Faria Costa leccionou lições de Direito Penal em cursos de mestrado na Faculdade de Direito da Universidade de Macau, em 1995, 1997, 2005 e 2008.

Em Março de 1994 participou numa conferência, organizada pela Associação dos Estudantes da Faculdade de Direito de Macau com o apoio da Faculdade de Direito, tendo apresentado uma comunicação denominada «O direito penal, a informática e a reserva da vida privada».

Para além de professor de direito penal é também escritor, tendo publicado as obras «Belém e outros escritos breves», «A cor da manhã», e os livros de poemas «A raiz do teu gesto» e «No regaço da memória».

13/7/2013

back to top