Sem Categoria

Exposição de pintura de Alice Costa inaugurada hoje

A exposição de pintura FLOW, de Alice Costa, foi inaugurada em 8 de Janeiro de 2026, no espaço Creative Macau do Centro Cultural de Macau.

A exposição individual, constituída por mais de 30 quadros, estará patente ao público até 31 de Janeiro de 2026.

Nascida em Macau, Alice Costa começou a pintar há mais de 10 anos. Inicialmente começou por pintar objectos físicos e figuras humanas.

Há três anos, a sua pintura centrou-se na abstração tendo por referências as florestas, os oceanos, as tempestades e a luz. Utiliza diferentes técnicas de pintura como o empasto, salpicos e a sobreposição de camadas. As pinturas, tendo em conta o catálogo da exposição, apelam à sensibilidade e a uma ligação às emoções primordiais presentes no caos e na serenidade da natureza.

UNCONSCIOUNESS (mixed media on canvas; 210 x 85 cm)

 Alice Costa foi aluna do segundo Curso de Direito de Macau, ano lectivo 1989/1990, da então Universidade da Ásia Oriental, posteriormente Faculdade de Direito da Universidade de Macau. Após se ter licenciado exerceu funções como magistrada judicial.

As verbas angariadas com a exposição revertem para a organização não-governamental ORBIS Macau, que que se dedica ao tratamento e prevenção da cegueira.

Entre os alunos que se licenciaram pela Faculdade de Direito da Universidade de Macau há vários que se destacaram no domínio das artes.

Por exemplo, Pedro Ferreira, aluno do primeiro Curso iniciado em Dezembro de 1988, é músico. Todos os anos edita uma canção e, em 2015, publicou um livro de poemas denominado «Projecto para cor de um espelho apagado».

José Gabriel Mariano, aluno do primeiro Curso publicou, em 1993, o disco intitulado «Sdajad : Música para o Corpo», com produção de Rui Carvalho. Escreveu muitos poemas assinando como Raphael d´Andrade.

Chan Hin Chi foi aluno do primeiro Curso em Língua Chinesa da Faculdade de Direito da Universidade de Macau (iniciado em 28 de Outubro de 1996) e é docente da Faculdade de Direito da Universidade de Macau. Desenha com caneta e tinta e, em 2025, realizou a exposição individual «Universo em Milímetros».

Nuno Pereira, aluno do primeiro Curso, tinha talento para a pintura.

Textos relacionados

Livro de poemas

8 de Janeiro de 2026

back to top