Actualidade

Eduardo Cabrita novo ministro-adjunto da presidência

Eduardo Cabrita foi proposto para ministro-adjunto da presidência do governo português.

Leccionou a disciplina de «Economia» nos anos lectivos de 1988/1989 e 1989/1990 do Curso de Direito da Universidade da Ásia Oriental, posteriormente Faculdade de Direito da Universidade de Macau. Esteve no lançamento do curso de direito de Macau que se iniciou em 1988.

É licenciado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Em Macau, foi coordenador do Gabinete para a Tradução Jurídica entre 1989 e 1996.

Publicou, em Macau, vários artigos relacionados com o bilinguismo jurídico, por exemplo:

«Tradução Jurídica – Instrumento Nuclear para a Autonomia Jurídico-Política de Macau e Condição Necessária para o Cumprimento da Declaração Conjunta», colectânea de teses sobre línguas de Macau, edição da Academia de Ciências Sociais de Macau, 1992 e revista Administração, n.º 16, vol. VII, 1992;

«O bilinguismo jurídico – condição e garantia da autonomia e identidade de Macau», revista Administração, n.º 26, vol. VII, 1994;

«A tradução jurídica em Macau – Uma Lei bilingue para dar voz aos direitos», comunicação apresentada no seminário «Globalização e Diferença – O direito ocidental em contextos não ocidentais», organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de Macau e pela Fundação Macau, em Fevereiro de 1996, Perspectivas do Direito, n.º 2, 1997.

Em Fevereiro de 2007 participou na Conferência Internacional «Um País, Dois Sistemas, Três Ordens Jurídicas – perspectivas de evolução», organizada no âmbito do programa de cooperação na área jurídica entre a União Europeia e Macau.

Eduardo Cabrita possui uma vasta experiência governativa, tendo exercido o cargo de alto-comissário da comissão de apoio à reestruturação do equipamento e da administração do território, XIII governo, secretário de estado adjunto do ministro da justiça, XIV governo e secretário de estado adjunto e da administração local, XVII governo. É deputado à Assembleia da República e foi presidente da comissão parlamentar de orçamento, finanças e administração pública.

25/11/2015

back to top