Actualidade

Faleceu a Professora Filipa Delgado

A Professora da Faculdade de Direito de Macau Filipa Delgado Lourenço faleceu, dia 25 de Agosto, vítima de doença prolongada. Licenciada em direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e mestre em Direito Internacional, em língua inglesa, pela Faculdade de Direito de Macau, iniciou a actividade lectiva no Curso de Direito de Macau, em 1990, no segundo ano de funcionamento do Curso, ano lectivo 1989/90, como assistente da Professora Cândida Pires na cadeira semestral de Sistemas Jurídicos Comparados que, apenas nos dois primeiros anos lectivos do Curso, foi leccionada no primeiro ano. A sua contratação para leccionar no Curso de Direito de Macau aconteceu após uma entrevista para candidatos a docentes, em Janeiro de 1990, na Missão de Macau em Lisboa, feita pela Professora Cândida Pires, na qualidade de vogal da Comissão instaladora da Faculdade de Direito. Posteriormente viria, como regente, a leccionar as disciplinas de Direito Internacional Público, Direito da Integração Económica e Sistemas Jurídicos Comparados.

Filipa Delgado Lourenço é neta do General Humberto Delgado, opositor do regime ditatorial salazarista.

A missa de corpo presente realizou-se dia 28/8 na Igreja da Praça de Londres, em Lisboa. Estiveram presentes, entre outros, os Professores Jorge Silveira, Ana Soares, Cândida Pires, João Mota de Campos, Miguel Urbano, Leonor Assunção, Teresa Lancry, José Pinheiro Torres, Paula Correia, Luis Pessanha e Henrique Carvalho. O corpo seguiu para o Cemitério do Alto de São João, onde foi cremado.

No dia 1 de Setembro celebrar-se-á, na Igreja da Sé pelas 18 horas, a missa de sétimo dia.

31/8/2009

A Faculdade de Direito da Universidade de Macau, comunicou que dia 27 de Setembro de 2009, domingo, pelas 11 horas, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, sita no Largo do Carmo, Taipa, será rezada uma missa em memória da  Professora Filipa Delgado Lourenço.

Notícia actualizada em 24/9/2009

back to top