Actualidade

André Cheong eleito Presidente da Assembleia Legislativa

Os deputados à Assembleia Legislativa de Macau (AL) tomaram posse no dia 16 de Outubro de 2025, na sequência das eleições realizadas dia 14 de Setembro, e na primeira reunião plenária elegeram André Cheong como Presidente da AL, com 33 votos a favor.

Nas eleições para a AL, realizadas no dia 14 de Setembro de 2025, foram eleitos 12 deputados por sufrágio directo e 12 por sufrágio indirecto. Posteriormente, o Chefe do Executivo nomeou André Cheong e mais 6 deputados para a AL.

André Cheong é licenciado em Língua Portuguesa pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim. Posteriormente, licenciou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Macau, curso de 1990, terceiro curso da Faculdade de Direito. Leccionou a disciplina de História das Instituições Jurídicas e Políticas no Curso de Direito, em língua chinesa, da Faculdade de Direito da Universidade de Macau, iniciado em 28 de Outubro de 1996.

Participou, em co-autoria, na interpretação-tradução para a língua chinesa do livro «Panorama da História Institucional e Jurídica de Macau», de António Hespanha, edição da Fundação Macau, de 1995.

Foi Director da Conservatória do Registo Predial, desde Dezembro de 1997 e Director dos Serviços de Justiça, antes da transferência da administração portuguesa de Macau para a administração chinesa. Posteriormente, foi Director dos Serviços de Assuntos de Justiça entre Novembro de 2000 e Dezembro de 2014, serviço com competências, por exemplo, na área da produção legislativa, tradução jurídica e dos registos e do notariado.

Dirigiu o Comissariado contra a Corrupção até Dezembro de 2019.

Foi Secretário para a Administração e Justiça desde Dezembro de 2019 até 16 de Outubro de 2025, membro e porta-voz do Conselho Executivo e subchefe permanente da Comissão de Gestão da Zona de Cooperação Aprofundada em Hengqin desde Setembro de 2021.

É o deputado à AL com mais experiência em cargos governativos e o primeiro presidente da AL licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Macau.

Relativamente à presidência da AL, Carlos d’Assumpção, deputado eleito por sufrágio directo, exerceu o cargo de presidente da AL de 1976 a 1992. Após o seu falecimento em 1992, o cargo foi exercido por Anabela Ritchie, deputada nomeada pelo Governador de Macau em 1988, que nas eleições para a AL em 1992 foi eleita deputada por sufrágio indirecto. Após a transferência da administração portuguesa de Macau para a administração chinesa em 20 de Dezembro de 1999, e a partir das eleições de 2001, a presidência da AL foi exercida por deputados eleitos por sufrágio indirecto.

A primeira reunião plenária da AL após as eleições de 2025, foi conduzida pelo deputado eleito por sufrágio directo, José Pereira Coutinho.

Textos relacionados

André Cheong designado secretário para a Administração e Justiça

Eleições para a AL (2025)

16 de Outubro de 2025

back to top