O Centro Científico e Cultural de Macau realiza, dia 19 de Dezembro de 2024, uma Conferência intitulada «O Legado Português em Macau. 25 Anos de Retrocessão». A referida Conferência vai decorrer entre as 10:45 e as 15:00, no Centro Científico e Cultural de Macau, na Rua da Junqueira, n.º 30, em Lisboa.
Na primeira sessão (11:00) da Conferência, com o tema Ordenamento Jurídico e a moderação de Vitalino Canas, Paulo Mota Pinto, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, apresentará uma comunicação intitulada «O Código Civil e o Código Comercial de Macau, 25 anos depois».
Paulo Cardinal, da Faculdade de Direito da Universidade de Macau, apresentará uma comunicação intitulada «Princípios Jurídicos Enformadores do Direito Público de Macau: uma Panorâmica».
Pedro Siza Vieira, da Nova School of Law, Lisboa, apresentará uma comunicação intitulada «A Raiz Portuguesa em Ambiente Internacional».
Dário Moura Vicente, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, apresentará uma comunicação intitulada «O Direito Internacional Privado nos Sistemas Jurídicos Português e Macaense».
Na segunda sessão (12:30), com o tema Religião e a moderação de Isabel Murta Pina, Leonor Seabra, da Universidade de Macau, apresentará uma comunicação intitulada «A Misericórdia de Macau e os Jesuítas».
Peter Stilwell, da Universidade Católica Portuguesa, apresentará uma comunicação intitulada «Entreposto Cristão numa Península da China».
Na terceira sessão (15:00), com o tema, Língua Cultura e Religião e a moderação de Jorge Rangel, Leong Wai Man, do Instituto Cultural da Região Administrativa Especial de Macau, apresentará uma comunicação intitulada «Whispers Of Heritage: Safeguarding, Researching and Promoting Portuguese Culture After the Handover of Macau».
Jorge Neto Valente, Escola Portuguesa de Macau, apresentará uma comunicação intitulada «A EPM – Escola Portuguesa de Macau».
Rui Martins, Vice-Reitor da Universidade de Macau, apresentará uma comunicação intitulada «Universidade de Macau: Afirmação e Reconhecimento Internacional».
Na sessão de encerramento, participará Fernando Alexandre, Ministro da Educação, Ciência e Inovação, de Portugal.
29 de Novembro de 2024