O livro de autoria de Francisco Gonçalves Pereira denominado «Accommodating Diversity: The People’s Republic of China and the Question of Macau (1949 – 1999)», vai ser apresentado dia 2 de Dezembro, pelas 18:30 horas, em Lisboa, no Centro Científico e Cultural de Macau, um Instituto Público do Ministério da Educação e Ciência de Portugal. O livro resulta da tese de doutoramento que o autor se encontrava a preparar na London School of Economics and Political Science da Universidade de Londres e é editado pelo Centro Científico e Cultural de Macau.
Francisco Gonçalves Pereira foi advogado em Macau desde 1985 tendo fundado um escritório de advocacia com o seu colega Frederico Rato. Paula Ling e Vong Hin Fai, alunos do primeiro curso de direito da então Universidade da Ásia Oriental, que se iniciou em 1988, viriam a tornar-se sócios do escritório.
É autor do livro «Portugal, a China e a Questão de Macau» editado pelo IPOR em 1995. Em Janeiro de 1991, apresentou uma comunicação intitulada «Declaração Conjunta, modelo de transição e reforma da Administração», num colóquio denominado «A administração pública de Macau: que futuro?». Foi membro do Conselho de Assuntos de Transição do Governo de Macau.
Foi, em conjunto com o seu colega de escritório Frederico Rato, proprietário do jornal Ponto Final desde 1992 até 2001.
Faleceu em 15 de Dezembro de 2003.
20/11/2013